Acidente com palco do Radiohead é alvo de críticas de especialistas
Via rockline
À medida que avançam as investigações sobre as causas do acidente com o teto do palco do Radiohead no Canadá, que matou um técnico de palco, veteranos da indústria criticam a forma como os negócios para a realização de espetáculos são executados nos Estados Unidos – e clamam por reformas.
Alguns documentos incluem citações de especialistas como Lars Brogaard, empresário de Rod Stewart. De acordo com Brogaard, parte do problema é a forma como as empresas cortam custos com os materiais utilizados para construir os grandes palcos em estádios. "Os shows hoje em dia estão ficando cada vez mais pesados por conta da iluminação e dos grande telões. Essas coberturas de alumínio podem não suportar o peso (um relatório sobre o assunto indica que os palcos na Europa são construídos com aço).
"Estou perplexo", acrescentou o promotor veterano John Scher, falando sobre a recente onda de acidentes de palco. "Isso nunca acontecia. Nós passamos 30 anos montando shows de rock ao ar livre e a única vez que se ouviu falar desses acidentes foi em Podunk, Utah, quando não foi contratada uma companhia profissional."
Claro que, como Scher apontou, as bandas afetadas por esses incidentes geralmente usam companhias profissionais como prestadoras de serviços, tais como a Live Nation, empresa responsável pelo show do Radiohead em questão. Um vice-presidente sênior da empresa disse à revista Rolling Stone que eles estão "prestando mais atenção à essas montagens, estabelecendo uma gama de engenheiros, monitoramento metereológico, planos de segurança, planos de emergência, treinamento para as pessoas da produção, entre outros artífices."