Aniversário da vinda do Radiohead ao Brasil – Março de 2009 – 4 anos de uma lenda viva
20 e 22 de Março de 2009 representa para muitos que estiveram em Rio de Janeiro e São Paulo, de todas as regiões do Brasil, algum dos momentos mais fantásticos ao lado de uma banda de rock.
Quando anunciaram em dezembro de 2008 que o país estava na rota da tour de um dos discos mais clássudos da década o In Rainbows (2007), a euforia por parte de algumas pessoas foi contagiante num aspecto extremamente relevante: Viria a nosso país uma banda lendária, de difícil acesso, que pouco costuma variar em suas ida pela Europa, que não parecia disposta a descer até a América Latina algum dia e que estava no auge da sua criatividade.
As duas apresentações evidenciaram que o mito em torno dos ingleses era mais do que verdade. Ambos os sets mostraram variantes da banda ao vivo, não se entregaram ao facilitismo de hits, cometendo dois sets coesos entre o novo material até aquela data e os clássicos antigos, priorizando sempre a fase pós Ok Computer. Se o Rio de Janeiro ganhou I Might Be Wrong e Disappear Completely por exemplo, São Paulo ficou com Exit Music e Fake Plastic Trees, fascinantes em sua construção, sem modismo, sem os velhos clichês de outras bandas gringas por aqui, os cabeças de rádio mostraram o poder de sua música em profunda comunhão com seu público.
O projeto do mago Andrews, captando através de vários fragmentos de câmeras e juntando o material para os vídeos completos dos concertos brasileiro - o projeto Rain Down - mostra o que foi aquele dia para todos nós. Thom Yorke, Jonny Greenwood, Colin, Phil e Ed, são alguns dos artistas mais genais de todos os tempos, sua música e apenas ela deve ser cultuada, como hinos de toda uma geração. Esperamos que novas datas sejam futuramente tatuadas em nossa alma com uma nova vinda dos mestres.
Feliz 20 e 22 de Março a todos que estiveram lá.
20 de Março 2009
22 de Março de 2009