Radiohead Letras Comentadas - “Go Slowly”

1984

 

Ao contrário das outras matérias desta Coluna, não vou descrever história, roteiro ou sentido na canção de hoje, irei apenas relatar em palavras o que eu senti ao ouvir Go Slowly numa madrugada qualquer num dia qualquer:

 

É muito repugnante esperar algo por um longo período e ver essa espera ser em vão. Por mais simples que seja a perda de tempo, é sempre uma droga!

 

O problema não se concentra apenas na paciência do esperar, mas sim naquele velho conhecido "e se" - 'e se eu tivesse feito isto ao invés disto?'. Trabalhar um longo tempo numa escolha feita por nós mesmos e obter como resultado algo falso, errado e prejudicial - ooh.. quão dolorido é o sofrimento do arrependimento e da traição. Ser traído por nós mesmos. Um paradoxo criado pela nossa mente de entrar no mesmo erro mais de uma vez. Quem nunca fez uma mesma aposta e no final atingiu o mesmo resultado anterior, o mesmo fracasso?!

 

tumblr_mnzgmyfPKa1qgp00io1_500

 

Somos massacrados pelo nosso intelecto por às vezes nos acharmos espertos e sempre pensarmos: “agora eu posso ver” a verdade; mas a nossa confiança e arrogância é tanta que ignoramos os fatos e apostamos. Tentativa e erro meu amigo? Creio que não! Apenas a falha de uma mente curiosa e esperançosa de que sempre quando queremos algo com certeza obteremos. A perplexidade de real valor dos nossos olhos nos ilude e nos destrói vez após vez, mas nunca conseguimos atingir o objetivo do porquê de corrermos tanto. Uma paixão platônica talvez? Ou o mito da caverna corroendo nossos neurônios para novas descobertas?

 

Sempre escalamos grandes cumes rochosos porque estamos à espera de uma promessa, poucas vezes conseguimos fincar a bandeira da vitória e ver esta promessa se tornar realidade, na maioria delas caímos desse grande cume, e ao acontecer isto, a queda é de uma altura que quando chegamos ao chão dificilmente conseguimos nos levantar. Contudo, por mais que fraturemos vários ossos, com certeza mais uma vez a nossa perplexidade de valor nos moverá adiante para escalarmos novamente este mesmo cume.

 

Então somos robôs programados? Objetos alienados à apenas um propósito? Não! Pois este é o sentido da vida, arriscar várias vezes nas mesmas coisas, nós somos seres insistentes e é isso que faz de nós seres diferentes, por este motivo criamos duas guerras mundiais, bombas nucleares, transmitimos doenças e causamos acidentes propositais; todavia, é por este mesmo motivo que encontramos curas de doenças, conquistamos nossas amadas, conseguimos emprego, criamos amizades, etc.

 

Estamos em constante mudança entre aflição e alegria, sempre esperando por uma dessas duas sensações, nelas podemos obter resultados horríveis ou gratificantes por colocarmos na nossa mente o que é de real valor para nós e, com isso, nossa insistência e paciência pela promessa de algo novo à nossa vista será concretizada em algum momento, e no final, fincaremos a bandeira no alto da montanha, ou, cairemos dela para entrar no mesmo ciclo vicioso e então “encontrar a saída”, a vida! O anseio.. A paciência.. O esperar..

 

tumblr_mn7hs9sKUV1rtush2o1_500

 

Com o Radiohead nossos cérebros borbulham e nossas faculdades mentais entram em colapso. As letras emitem vários pontos de vistas e transmitem diversas perspectivas de verdade sobre o sentido da obra. É complicado definir uma letra do Radiohead - talvez não seja possível. Mesmo descrevendo nesta matéria a letra de Go Slowly, provavelmente quando eu ouvir novamente esta canção, irá surgir em mim uma nova sensação e uma nova descoberta com um outro ponto de vista, talvez sobre amor, guerra, sexo, depressão ou esperança. Pois o que define uma letra do Radiohead? A melodia? As guitarras? A percussão? A voz de Yorke? O baixo de Colin? A letra nua e crua? Viajar e imaginar que são metáforas atrás de metáforas? Temos em mente o contexto dos álbuns - OK Computer, Pablo Honey, Hail To The Thief, etc; Mas e a canção em si? O que ela de fato remete na sua parte lírica?

 

Que um dia alguém consiga definir Climbing Up The Walls, Street Spirit, How To Disappear Completely, Knives Out, Where I End And You Begin, A Wolf At The Door, The Tourist, You and Whose Army, Videotape, Idioteque, Down Is The New Up, Fitter Happier, Codex! O “The Panic, The Vomit” de Paranoid Android e seus “Rain Down”; ou que os Radiohead possam nos revelar a sua obra em detalhes.

 

Ficarei esperando!

 

Over here
Come slowly
Come slowly to me
I've been waiting
Patient
Patiently
I didn't
But now I can see
That there's a way out
That there's a way out
That there's a way out
That there's a way out
That there's a way out

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...