Radiohead Letras Comentadas - "Staircase"
O previsível e o incontrolável. O amor versus a força. A formiga tentando sair de uma banheira molhada.
Staircase
Uma pequena historinha de ninar
Uma pequena historinha de ninar
Um homem havia encontrado para um sentido existencial, ele havia descoberto o significado e a sensação do prazer, da paz, da alegria, da felicidade. Porém, este homem não podia ser liberto pelo motivo de estar aprisionado num limbo, sendo sugado por uma enorme e incontrolável força corrosiva. Involuntariamente o sujeito ficou numa existência estagnada, sem saída, mas não na ignorância, e sim no desespero.
Preso desde o seu nascimento, ele encontrou a chave para destrancar o cadeado da corrente que o prendia, e quando enxergou pela primeira vez uma pequena luz por baixo da fresta da porta, foi apunhalado pelas costas e caiu de peito no chão. O rumo a traçar estava definido, mesmo sem saber a razão deste rumo - “i walk down the staircase, magnetic pull back to the other place that i cannot go”.
Ao passo que sua vida foi conduzida para um beco sem saída, a sua liberdade tornou-se uma vontade, a vontade um desejo e o desejo uma ilusão, a enganação e a mutação de uma mente que encontrou como saída para uma vida livre, a criação de uma miragem num deserto (“i'm sending a chopper, to steal you away”). Fora da pura realidade, ele acreditava que obteve a paz e o poder do amar - pois no fundo do seu coração sabia que nunca conseguiria fugir do quarto frio e rústico que sempre viveu, ele nunca alcançaria a verdade na qual um dia a viu - (“out of orbit, and i always will”), num mundo cheio de segredos, em um lugar onde alguns tentavam conseguir controlar o seu próprio corpo e pensamento.