Radiohead R-Sides - Worrywort
R-sides – uma reflexão sempre radiohediana sobre os B-sides do Radiohead.
Como é meu primeiro artigo aqui, resolvi dar início falando da minha faixa de b-side favorita: Worrywort.
Ela é originalmente do b-side do single Knives Out, da época do glorioso Amnesiac. Mas por que tanto favoritismo assim? Na verdade não há uma explicação muito concreta e certa, mas há uma série de elementos que podem ser levados em consideração, e que, talvez, levem você a achá-la tão importante quanto eu.
Primeiramente, o próprio Amnesiac em sua essência definiu muito o novo perfil que a banda iria apresentar nos próximos discos. Ele foi como uma ponte tanto pro Hail to The Thief, quanto para o In Rainbows. Foi um álbum que amenizou mais as características fundamentais do Radiohead.
E os b-sides dessa obra-de-arte não seriam diferentes. Eles, mais ainda, previam o que estava por vir – principalmente - no In Rainbows.
Worrywort está muito a frente de seu tempo, 2001, ano em que foi originalmente concebida. E com absoluta certeza, Worrywort não é a única faixa do b-side que merece atenção. Mas é a que melhor mistura os elementos eletrônicos suaves que eles viriam a usar com as letras completamente devastadoras que só o Thom Yorke conseguiria idealizar.
“It's such a beautiful day.
Go up to the mic,
Go and get some rest.”
-------------------------------------
Perfil: Thaís Martins, 18 anos, mal saiu das fraldas mas acabou encontrando por acaso no Radiohead um amor que ninguém consegue explicar. Fã assumida.