Para ouvir lendo (ou apenas ouvir): Lucky (parte 03)
A intensa vontade de não ser miserável: recortes de um caderno de memórias*
26 de março
eu nunca soube ser um rio de paciência, eu nunca me dei por satisfeito com um pôr-do-sol, por mais que o ache lindo. eu nunca soube aproveitar e me dar por satisfeito, sempre quis mais, sempre quero. desfruto as coisas simples, mas quero mais, quero mais um pôr-do-sol e mais, quero ele só para mim, quero que o pôr-do-sol bata na sua face e que ela reflita na minha, e que seu olho brilhe, que a luz refrata e vire um arco-íris em você, e tudo isso seja meu, hoje, para sempre, amanhã e de novo. que seu rosto brilhe, eternamente brilhe, e eu não me canse jamais dessa beleza única, porque eu sempre quis mais, sempre vou querer mais.
01 abril
e o que tiver que vir depois, querendo ou não, depois vai vir. vai vir. e vai ser depois. não agora. então, não ocupe a sua cabeça com tormentas que ainda não existem e que talvez nunca chegarão a existir, não se trancafie em nebulosas racionais, categorizantes e métricas. não. olhe para o mar, veja o mar, sinta o mar. areia úmida e grossa, água fria e aconchegante, ali na altura dos pés, até uma onda quebrar branca na canela, e mais. mais fundo. mais alto. mais pra frente. mais comprometedor. mais inescapável. mais mais, e mais: melhor. deixe o mar ser por você, até você própria chegar a ser o próprio mar, até você não ser mais do que uma gota, entre infinitas outras, mas ainda você, ínfima e ligada àquilo tudo. você-gota, ligada e distinguível. você além de você; você além do mar. o mar tá aqui. e você também. sendo você, será o mar. sendo o mar, será você. você pode ir embora, mas, passado o encontro, ele não vai embora de você, nunca mais, porque mesmo que for, não vai por completo.
---
* Excerto do meu conto de mesmo nome publicado no livro “No arco-íris do esquecimento” (2012, Ed. Multifoco). Que pode ser adquirido em: Livro: http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=966&idProduto=995
João Henrique Balbinot, paranaense de interior, gosta de viver rodeado de músicas, palavras e pessoas. Quase sempre.
Blog: http://influir.wordpress.com/
Facebook: http://www.facebook.com/jh.balbinot
Last.fm: http://www.lastfm.com.br/user/joaohenriquebf