Radiohead Artnisiac - Dan Rickwood (Stanley Donwood)

ARTNISIACUm olhar sobre artistas e colaboradores que compõem o vasto universo do Radiohead. Por Geovana Araújo

 

5568692766_e191b19787_z

 

Com certeza os fãs de Radiohead já se depararam com aquele álbum cuja capa hipnotiza. Aquele que prende a atenção, que dá sentido ao álbum, que vira tatuagem, capa de caderno ou estampa de camisa. Pois então saibam que a arte do The Bends, OK Computer, Kid A, Amnesciac, Hail to The Thief, In Rainbows, The King Of Limbs, dos solos The Eraser e Spitting Feathers e do Amok do Atoms for Peace – além de quase todos os EP’s, singles e B-Sides – foram feitas pela mesma pessoa, esse amigo aí do lado de Thom: o talentoso Dan Rickwood.

 

clip_image004

 

Mais conhecido pelo pseudônimo Stanley Donwood, Dan conheceu Thom quando ambos estudavam arte na Universidade de Exeter. Thom pediu ao amigo que produzisse a capa do álbum The Bends e isso daria início a uma longa parceria de arte e material promocional com o Radiohead. Stanley diz que à primeira vista Thom lhe pareceu “Tagarela e chateado. Alguém com quem eu poderia trabalhar”. Thom leva crédito em algumas obras de Stanley sob os apelidos "The White Chocolate Farm", "Dr. Tchock" ou apenas "Tchocky".

 

No álbum Kid A, é ele o responsável pelas paisagens montanhosas. Donwood cita como inspiração para seu estilo gelado e pós-apocalíptico os artistas Caspar David Friedrich, Hieronymus Bosch e muito tempo visitando museus de guerra.

A parceria ficou notável em 2002, quando Donwood e Yorke ganharam o Grammy de Melhor Embalagem de Álbum pela edição especial de Amnesiac. Alguns textos de Donwood também foram usados no álbum e frequentemente aparecem no site da banda.

Nove acrílicos sobre canvas inspirados nas obras de Paula Scher foram os responsáveis pela base do Hail to The Thief, que mostra mapas de cidades como Kabul e Grozny feitos com blocos coloridos com palavras e frases de peso politico.

 

Em 2006, sua exposição "London Views", era basicamente 14 linogravuras de vários cenários de Londres sendo destruídos por fogo e enchentes. As linogravuras estão na Lazarides Gallery no bairro de Soho em Londres e foram usadas como capa para o álbum solo de Thom, o The Eraser e seus B-Sides.

 

Seu trabalho mais recente é a capa de Amok, do Atoms for Peace, que no mesmo estilo de “London Views” mostra um armagedon em meteoros e enchentes. Em parceria com o artista INSA, um grafiteiro e designer londrino, lançaram a arte de Amok e The Eraser nas paredes dos estúdios do XL Recordings de Los Angeles e Londres.

 

clip_image006
XL Recordings em Londres

 

clip_image007
E em L.A.

 

Bem que eles podiam fazer alguns aqui por São Paulo e aproveitar para fazer um showzinho, não é mesmo?

 

 

------

Perfil: Geo, jornalista, locutora, cantora nas horas vagas e apaixonada por arte. Sendo fã do trabalho integral da banda, acha que não se trata apenas da música, mas sim do conjunto artístico completo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...