Radiohead Artnisiac - Edward Clug
Quem nunca imaginou uma música do Radiohead como trilha sonora? Pra filme, teatro, documentário, pra vida? Com certeza vários fãs. Mas o que esquecemos às vezes é que os fãs não são apenas nós. Vários apreciadores de Radiohead são também estilistas, escritores, jornalistas ou no caso de Edward Clug, coreógrafos de grandes ballets eslovenos. Ou melhor, do Maribor Ballet.
O ballet sobre o qual escrevo hoje conta a história de amor mais conhecida do mundo, expressando todos os contrastes e técnicas com a ajuda do trabalho inigualável de Radiohead. Sendo uma versão transformada de Romeu e Julieta, o espetáculo “Radio and Juliet” conta com uma hora de duração puramente dedicada ao ballet contemporâneo com trilha sonora composta apenas com músicas do Radiohead.
Com o total de 11 músicas - sendo a maioria dos álbuns OK Computer e Kid A – contamos com a presença de clássicos como Fitter Happier, Bullet Proof (I Wish I Was), Idioteque, How to Disappear and Like Spinning Plates no ballet. As músicas escolhidas mesclam-se perfeitamente na coreografia quase robótica feita por Clug, que conta com movimentos secos, torções e viradas quase robóticas que são feitos para mostrar o efeito da mecanização no amor e no romance. Aparecem também muitos elementos da dança moderna, como o arqueamento do torso e movimento circular dos ombros. Vemos um quê de Wayne McGregor, mas notamos a diferença na hora em que notamos sinais constantes de ballet clássico na ponta do pé dos dançarinos. O espetáculo também conta com várias técnicas de efeitos de vídeo, incluindo zoom em partes específicas do elenco durante o espetáculo.
As canções criam a atmosfera de uma apresentação sem cenário e com figurino mínimo. As letras algumas vezes combinam com as cenas como Bullet Proof (I Wish I Was) na cena da morte de Mercutio ou – na minha parte favorita - Sit Down Stand Up na cena da luta. A trilha serve para reforçar o elemento fundamental da história. “Há momentos em que a história concorda com as letras, mas esse não é objetivo. É a emoção que eles criam em suas músicas” diz Edward.
Não sendo apenas uma versão de Romeu e Julieta, “Radio and Juliet” nos mostra outro tipo de história e não segue o texto original. Porém, as cenas do conflito entre Capuletos e Montequios e o baile de máscaras – onde máscaras grã-finas são substituídas por cirúrgicas - são incluídas. O ballet começa com Julieta acordando de um coma, percebendo que Romeu se foi e equilibrando-se em vários flashbacks. Cada cena é uma memória de Julieta, focando na perspectiva de Julieta, ao invés da história original que segue o ritmo do conflito entre as famílias. Julieta não se mata como na peça original, pois Edward Clug quis mostrar como seria sua perspectiva depois de escolher viver do que se matar após descobrir Romeu morto; então ao invés de Romeu beber veneno ao achar que Julieta teria se matado, ele simplesmente come um limão.
Yesterday I woke up sucking a lemon.
PS: escrevo sobre esse espetáculo com muita tristeza, pois eles vieram para o festival “O Boticário na Dança” em São Paulo e não consegui comprar meus ingressos a tempo. Para você que acha que essas coisas nunca vem ao Brasil, eles acabaram de sair do Auditório do Ibirapuera dia 5 de Maio. Mas para quem ficou curioso – ou como eu e a Thaís Martins: alucinadas – podem ver na íntegra aqui no Youtube.
Outras Publicações da Artnisiac:
Radiohead Artnisiac - Dan Rickwood (Stanley Donwood)
Radiohead Artnisiac - Fukiko Takase
Radiohead Artnisiac - Wayne McGregor
------
Perfil: Geo, jornalista, locutora, cantora nas horas vagas e apaixonada por arte. Sendo fã do trabalho integral da banda, acha que não se trata apenas da música, mas sim do conjunto artístico completo.