Radiohead Artnisiac | Nigel Godrich
Quem entende de música sabe que além de ótimos instrumentistas e cantores, a produção, gravação e masterização do áudio são processos indispensáveis e essenciais para a qualidade musical. Se feitos pela pessoa certa, essas etapas transformam o áudio completamente, dão aquele algo a mais que os fãs adoram e que toda a boa banda – especialmente o Radiohead – tem. E o responsável por esse quê a mais é Nigel Godrich.
Nascido em Londres, o guitarrista influenciado principalmente por Jimmy Hendrix se interessou por engenharia de som e decidiu cursar a School Of Audio Engeneering.
Começou a trabalhar com Radiohead em 1994 no EP My Iron Lung em músicas como “The Trickster” e “Permanent Daylight”. Nigel trabalhou também no segundo álbum da banda The Bends e co-produziu “Black Star”. Em 1995, a banda percebeu que se davam muito bem com ele e Nigel acabou produzindo “Lucky”, “Bishop’s Robes” e “Talk Host Show”. Ele continuou com sua co-produção com o enorme sucesso de 1997, o “OK Computer” e continua executando a mesma função até hoje levando o crédito de “sexto membro” da banda. Godrich ganhou fama por ter ajudado o Radiohead a definir seu som e chegar à individualidade sonora que tem hoje e diferentemente da maioria das bandas e seus produtores, tirando Jonny Greenwood, Nigel é o mais novo entre os integrantes do grupo.
Em 2005, a banda tentou trabalhar com outros produtores depois de mais de uma década trabalhando com o “novinho”, mas não tinha mais jeito; em 2006 a banda volta aos estúdios com Nigel para gravar seu álbum mais marcante e bem produzido, In Rainbows e o último álbum da banda, King of Limbs.
O mais novo trabalho de Godrich com Thom, além da produção de seus álbuns solo The Eraser e seus EPs - é a produção e participação no Atoms for Peace, conjunto que conta com Thom Yorke, Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) e Mauro Refosco, o brasileiro na percursão.
Recentemente, Nigel se “inspira na tequila” com a cantora Laura Bettinson e o baterista Joey Waronker na banda Ultraísta. Com um som, o trio lançou um disco homônimo pelo selo nova-iorquino Temporary Residence; onde conseguimos ouvir claramente traços imediatos de Radiohead e Atoms for Peace, onde a música cria um ambiente computacional e orgânico ao mesmo tempo entre misturas de sintetizadores e efeitos em guitarras.
Not gonna sing unless somebody’s holding on.
------
Perfil: Geo, jornalista, locutora, cantora nas horas vagas e apaixonada por arte. Sendo fã do trabalho integral da banda, acha que não se trata apenas da música, mas sim do conjunto artístico completo.
-----
Outras Publicações da Artnisiac:
Radiohead Artnisiac - Dan Rickwood (Stanley Donwood)