Radiohead Letras Comentadas - Motion Picture Soundtrack
A música tem origem nos primórdios do Radiohead, composição feita provavelmente no período pré-Pablo Honey. Ao ver a letra literal e pela época da criação, logo vem o fantasma de Creep para nos dizer que essa música são palavras de um amor platônico e autodestrutivo. Mas há um detalhe, ela não foi lançada no Pablo Honey, atravessou o The Bends, e, até mesmo o OK Computer, com todo o seu âmago sobre o fluxo mundial, foi ignorado. Motion Pictures Soundtrack caiu de barriga em KID A, fechando o disco e mostrando como seria a cara do Amnesiac, álbum sucessor ao KID A.
Não gosto de fundir KID A e Amnesiac, vejo nestes álbuns distinções imensas de um para com o outro; todavia, Motion Pictures Soundtrack exibe na sua letra uma doidice com a atmosfera melancólica do Amnesiac.
"Uma noite chuvosa.
O chão gelado de um quarto.
A lua entre as nuvens."
Logo de início a sua estrutura literária nos traz o auto menosprezo de alguém que luta e finge estar perto do objeto de desejo, o qual faz meros truques a fim de sentir um aconchego emocional sobre estar com aquele/aquilo o qual cobiça. Mas são apenas truques, nada mais do que uma mentira.
"Red wine and sleeping pills,
Help me get back to your arms.
Cheap sex and sad films,
Help me get back where I belong."
Help me get back to your arms.
Cheap sex and sad films,
Help me get back where I belong."
O sujeito entra num conflito mental gerando duas consciências, uma¹ que com medo de sofrer vive numa
ilusão, e, outra² que o acusa de estar ficando estulto. Um diálogo de uma só pessoa que busca escapar do loop que virou sua vida, da cobiça desgraçada que o machuca vez após vez. Duas vozes numa pequena cabeça, mostrando diferentes maneiras de seguir em frente. Cabe a ele continuar escondido no poço escuro que se tornou sua vida ou fugir para a natureza, encarando a realidade
ilusão, e, outra² que o acusa de estar ficando estulto. Um diálogo de uma só pessoa que busca escapar do loop que virou sua vida, da cobiça desgraçada que o machuca vez após vez. Duas vozes numa pequena cabeça, mostrando diferentes maneiras de seguir em frente. Cabe a ele continuar escondido no poço escuro que se tornou sua vida ou fugir para a natureza, encarando a realidade

"I think you're crazy, maybe...
I think you're crazy, maybe...
Stop sending letters.
Letters always get burned.
It's not like the movies,
They fed us on little white lies.
I think you're crazy, maybe...
I think you're crazy, maybe..."
I think you're crazy, maybe...
Stop sending letters.
Letters always get burned.
It's not like the movies,
They fed us on little white lies.
I think you're crazy, maybe...
I think you're crazy, maybe..."
Após passar por choques realísticos, o sujeito adota a segunda² consciência para si e começa a dizer adeus à antiga. Depois de uma mutação existencial ele enxerga o quão repugnante, asqueroso e nojento era seu cotidiano pessoal, social e entre outros aspectos de interajo humano.
Seus olhos são novos e ele necessita passar para uma próxima vida, para uma nova vida!
"Beautiful angels,
Pulled apart at birth.
Limbless and helpless,
I can't even recognize you.
I think you're crazy, maybe.
I will see you in the next life."
A versão da letra utilizada neste artigo é a primeira versão de Motion Pictures Soundtrack (demo). Ouça abaixo:
- Esta é uma interpretação pessoal.