Brian Message apoia debate de Thom Yorke e Nigel Godrich

tumblr_mmt2h40tE91qa641uo1_500

 

O co-manager Brian Message entrou na discussão via twitter sobre o rompimento de Thom Yorke e Nigel Godrich com o serviço de música Spotify, que aconteceu nessa semana, quando ambos retiram seus discos do aplicativo. Embora alguns da imprensa afirmarem que o frontamn esteja reclamando dos baixos valores pagos para eles mesmos no serviço, o que na verdade seria uma distorção do debate. Na verdade Thom e Nigel estão trazendo à tona que apenas grandes bandas ganham com o serviço mas que por outro lado ele seria prejudical para novos artistas. Porém, para o empresário Brian Message, serviços como do Spotify são “uma coisa muito boa”.

 

Acrescentando que serviços de streaming são canais de vanguarda entre artistas e produtores e ouvintes. Mesmo discordando da posição de Thom Yorke, Brian considera o debate saudável. Entretando Stephen Street, que já trabalhou com os The Smiths criticou a posição de Thom, citando até o papel de In Rainbows na “desvalorização da música”. O que logo foi rebatido por Yorke via Twitter acrescentando que “In Rabows foi uma declaração de confiança de que as pessoas ainda valorizam a música nova”.

 

O protesto de Thom e Nigel encontraram apoio no produtor Kieran Hebden (For Tet) que retirou todo o seu material do Spotify” e também encontra ecos nas acusações de integrantes do Pink Floyd, que no mês passado acusaram um outro serviço semelhante de enganar cantores e bandas.

 

Spotify afirma que seus artistas são remunerados adequadamente. Ainda não se sabe se os discos do Radiohead também serão retirados do serviço.

 

Não é a primeira vez que Thom Yorke lidera ao lado do Radiohead e agora Atoms, a discussão sobre a industria da música e suas variantes capitalistas. In Rainbows, lançado em 2007, não inventou o pague-quanto-quiser mas o Radiohead acabou sendo a partir desse trabalho, a primeira banda do grande escalão a propror uma reflexão sobre novos modelos de distribuição e o uso da internet para um revolução que englobasse sobretudo novos artistas (base da atual discussão de Yorke e Nigel).

 

Em última discussão, Nigel chegou a afirmar que o Spotify fez “acordos secretos” com as grandes gravadoras. E você, o que acha da discussão?

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...