Radiohead Artnisiac - Fukiko Takase

ARTNISIACUm olhar sobre artistas e colaboradores que compõem o vasto universo do Radiohead. Por Geovana Araújo

 

image

 

Preto, bege, branco, cinza, bordô, blasé. Dia 28 de fevereiro e os fãs de Radiohead e Thom Yorke vibravam com um novo vídeo. A música Ingenue do projeto Atoms for Peace acabava de lançar um clipe à la Lotus Flower. E não era pra menos já que ambos foram coreografados por ninguém menos que Wayne McGregor, que estreou a coluna semana passada. E seria exatamente um Lotus Flower se não nos percebêssemos que enquanto a lona branca desce e cria a atmosfera de um cenário monocromático, jogando a atenção inteira para a dança, Thom não está sozinho. Apesar de vestida e com o cabelo estilizado exatamente como ele, a diferença entre Thom e outra dançarina pode ser notada logo após os 20 segundos, no começo da dança. Com jogos de cenas que nos fazem perder a noção de quem é quem nesse palco sem espectadores, os movimentos arredondados típicos da dança moderna e a presença de McGregor são gritantes.

 

image

 

Nossa Thom Yorke se chama Fukiko Takase e sendo parte da companhia de dança de Wayne McGregor desde 2011, foi a escolha perfeita para o clipe.


Filha da grande dançarina Takako Takase, apesar de ter nascido em Nova Iorque, foi criada pela mãe no Japão e começou a dançar aos dois anos de idade. Trabalhava como dançarina e coreógrafa freelance até que recebeu uma bolsa cultural de três anos do governo japonês para estudar no Codarts Rotterdam Dance Academy e no London Contemporary Dance School. Formou-se em 2006 e completou sua pós-graduação em dança contemporânea em 2007. Fukiko já trabalhou no Ballet Black, Rambert Dance Company e como freelance para Darshan Singh Bhuller, Hubert Essakow and Russell Malliphant . Entre suas coreografias se destacam Landing, um trabalho completo para o TeatroX Cai no Japão, e Autumn Hunch, para o Teatro Nacional de Tokyo.

 

Diferentemente da dança solo em Lotus Flower, Fukiko e Thom nos levam a um mundo quente e íntimo. Seja quando se apoia a cabeça no peito ou nos toques suaves quando deitados no chão. Sendo a dança tão ambígua quanto a letra, vemos claramente o diálogo entre duas pessoas distintas ou entre uma pessoa e ela mesma.

 

You got me into this mess, so you get me out.

 

 

----

Perfil: Geo, jornalista, locutora, cantora nas horas vagas e apaixonada por arte. Sendo fã do trabalho integral da banda, acha que não se trata apenas da música, mas sim do conjunto artístico completo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...