Radiohead Letras Comentadas - Pyramid Song

Talvez a letra mais letal do Radiohead.


Pyramid Song

"Uma venenosa flechada no peito.
A pequena lágrima de uma criança.
Um sussurro por socorro.
A procura do antídoto para o caos."

Ouvi de uma menina uma vez que a letra de Pyramid Song é o significado de alguém perturbado que tem visto somente a morte, o suicídio para uma libertação.
Outro rapaz mencionou sobre uma vida "zumbizada", onde o sujeito está vivo, mas vê ao seu redor nenhum ser vivente, nenhum sentido, como se fosse um morto-vivo - vivo para criar, fazer, poder; todavia, tudo não passa de meras atitudes falsas, fúteis, um soco para alcançar o vento.

A existência, a complexidade da vida e os seus “porquês”. O Radiohead nos traz essas implicâncias desde Pablo Honey, desde a época On A Friday, mas que ficou nítido na saída de The Bends para a entrada do OK Computer, mais precisamente em Street Spirit, onde o poeta começou a nos mostrar as suas mais submersas e angustiantes náuseas mentais, as letras metafóricas, ambíguas, paradoxais, cheias de parábolas e contradições.

No geral com quem conversei sobre Pyramid Song, me trouxeram uma perspectiva de morte, melancolia, perturbação e sofrimento, abstinência e libertação.

Seguindo a ideia de suicídio, ao analisarmos a descrição da obra o relato traz conceitos populares sobre o momento da morte:

“o filme de toda a nossa vida passa por um segundo quando estamos prestes a morrer”.
- all the figures i used to see

“vemos muitas coisas boas que passaram na nossa vida, mas ainda temos a esperança de ir para um lugar melhor onde encontraremos muitas coisas que gostamos”.
- all my lovers were there with me
- all my past and futures

“quando morremos vamos para o céu”.
- and we all went to heaven in a little row boat

Uma passagem fria e direta. Estudos da psicologia revelaram que os suicidas não têm de morrer. É aí que a linha de suicídio surge:
- there was nothing to fear and nothing to doubt

Quando descobri este lado de Pyramid Song, ao ouvi-la, me vem a imagem de alguém morrendo com satisfação. Uma satisfação pela morte. Não que Pyramid Song seja uma apologia à morte, mas sim que ela demonstra aspectos fortes sobre o tema.


E a questão sobre uma vida "zumbizada"(?) Vejo por este lado uma melancolia, na qual o sujeito faz seus deveres e vive seus prazeres, mas ainda assim falta algo para o completar, para a obtenção da satisfação do viver. A utopia – "faço muitas coisas, sei que tenho que fazer e estou fazendo! Sei que estou vivo, mas essa vida não me serve. Não é que eu não goste de viver, eu gosto! Mas sinto falta de algo, sinto falta de uma resposta. Corro atrás de tudo, mas algo a mais me persegue, algo que ainda não descobri e que não consigo alcançar. Eu quero viver! Por favor, preciso de vida! Na vida que preciso vejo todo o amor e a felicidade de que tanto falam. No momento estou num mundo cinza, preto e branco, não vejo cores. No dia de calor sinto frio, no dia de frio sinto calor, a noite é dia para mim. Meu sol está num eclipse por 24 horas. Estou perturbado, afundado numa ideia que me salvará, a ideia da verdadeira vida. Imagino um lugar onde viverei com todos os amores que uma vida pode oferecer. Não terei medo e nem dúvidas, um dia ainda viverei essa vida. Mas um dia saltarei para a verdade, e lá terei todas as respostas. Continuarei vivendo para um dia conseguir viver.".

Radiohead - Pyramid Song (2001)

"i jumped in the river and what did I see?
black-eyed angels swimming with me
a moon full of stars and astral cars
all the figures i used to see
all my lovers were there with me
all my past and futures
and we all went to heaven in a little row boat
there was nothing to fear and nothing to doubt

i jumped in the river
black-eyed angels swimming with me
a moon full of stars and astral cars
all the figures i used to see
all my lovers were there with me
all my past and futures
and we all went to heaven in a little row boat
there was nothing to fear and nothing to doubt
there was nothing to fear and nothing to doubt
there was nothing to fear and nothing to doubt
there was nothing to fear and nothing to doubt"


- Esta é uma interpretação pessoal.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...